terça-feira, 11 de setembro de 2012

Como escrever bem um email?

1. Faça bom uso do campo assunto, colocando algumas palavras que farão o destinatário antecipar a mensagem. Também fará com que ele não seja deletado por acidente. Escrever palavras rotineiras como "Oi", "Olá", "Bom dia" podem fazer com que os filtros anti-spam deletem sua mensagem também.
2. Formatação. Muitos e-mails não usam espaço de marcação de parágrafo, fazendo-o em uma nova linha. Pode também ser deixada uma linha em branco entre os parágrafos para facilitar a leitura. Não faça um carnaval, mudando cores de fonte e aplicando efeitos HTML, bem como smiles. Deixe o texto simples, pois pode parecer bonito para você, mas os outros podem achar bizarro! Não abuse de letras maiúsculas, pois é desnecessário e pode passar uma imagem grosseira, já que, na internet, maiúsculas podem ter o significado de grito.
3. Evite comunicar urgência. Deixar marcado o campo "urgente" ou mesmo escrever isso no assunto do e-mail pode comunicar arrogância de sua parte. Afinal, a maioria das pessoas tem uma caixa de entrada cheia e precisa checar cada e-mail em seu tempo. Deixe ela decidir, pela assunto, se é urgente ou não. Se o assunto é mesmo urgente, puxe o telefone e ligue para a pessoa!
4. Cumprimente antes da mensagem. Mesmo que os e-mails sejam menos formais que as cartas de papel, não se pode deixar a educação de lado. Dependendo da intimidade com o destinatário, pode ser um "olá", mas para propósitos mais formais, use vocábulos mais polidos, como "Prezado Sr...", por exemplo.
5. Deixe sua mensagem concisa, objetiva. É mais difícil ler no monitor que no papel, portanto faça a formatação recomendada e vá direto ao ponto. Embora não seja um regra, é um bom truque deixar as frases curtas, de 8 a 12 palavras.
6 . Correção gramatical. A redação de um e-mail reflete o autor, assim, um e-mail cheio de erros vai passar uma imagem negativa. Além disso, um texto digitado corretamente será mais fácil para ser lido.
7. Edite respostas a e-mails longos. Quando você for responder a um e-mail com bastante texto, apague as partes desnecessárias e escreva a sua resposta acima, deixando dois parágrafos de espaço.
8. Termine bem a mensagem. Fechar com polidez é muito positivo. No mínimo um "Desde já, agradeço". Mas nada de "tchau", por favor... Aproveite e assine o seu nome completo, ou primeiro e último. Um telefone de contato abaixo do nome também vem a calhar.
9. Vá devagar com anexos. Anexos muito grandes podem ser barrados automaticamente pelas caixas de entrada, ou nem mesmo entrar por não haver espaço. Além disso, se a conexão do receptor for lenta, isso tomará ainda mais tempo dele. Deixar os anexos em cerca de 1M é uma ótima pedida.
10. Não ignore e-mails válidos. Se alguém lhe manda uma pergunta por e-mail, responda-a. Se você não sabe a resposta, responda isso. Ninguém merece ser ignorado.

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